22 ABR 15
Quando o assunto são óculos de grau ou de sol, fica difícil escolher qual armação combina com o seu tipo de rosto e sua personalidade com tantos modelos no mercado. Além de corrigir e proteger a visão podem ser itens fashions e indispensáveis.
Na hora de escolher os óculos ideais é preciso tempo, paciência, estilo e harmonia com o formato do seu rosto. Os detalhes, a serem observados ao experimentar a armação são importantes para garantir conforto ao rosto.
Temos quatro tipos principais:
REDONDO
Geralmente o rosto redondo apresenta a mesma proporção entre largura e comprimento. Para o rosto redondo a preferência de óculos são as armações de linhas retas e semirretas. Essas armações ajudam a afinar e suavizar os traços do rosto.
QUADRADO
Como o rosto quadrado tem a linha da região do maxilar forte, queixo e maçãs do rosto angulares e largas, os óculos ideais são os de armações ovaladas, redondas ou com os de cantos superiores retangulares.
TRIANGULAR
A parte do maxilar é mais larga que a testa, formando um desenho que remete a um triângulo, deixando a parte inferior mais evidente que a parte superior. Modelos do tipo aviadores ou ovalados na parte de baixo com armações mais estreitas vão combinar com seu rosto.
OVAL
Por ter formato equilibrado, o rosto oval combina com qualquer formato de armação. Todos os tipos ficam bons. Tome cuidado apenas com os modelos que contrastam com a pele, para não pesar no visual.
Embora, ao saber o formato do rosto para escolher o modelo de óculos ideal, é preciso observar outros detalhes, como a altura das sobrancelhas e nariz, o formato dos olhos e também a tonalidade da pele e dos cabelos. O nariz é quem equilibra os óculos. Por isso, o modelo escolhido deve ser bem confortável, já que óculos que incomoda no nariz atrapalham tanto quanto roupa apertada.